domingo, 4 de novembro de 2012

Compulsão Alimentar

    Bom dia queridos leitores, hoje vamos falar sobre a compulsão alimentar, muitas pessoas sofrem com ela mas como saber se você tem a compulsão alimentar? confira abaixo os sintomas.
    Sabemos que exagerar de vez enquando na comida é um problema que ocorre com muitas pessoas, que normalmente ocorre em festas ou em reuniões com os familiares e amigos. Mas o alerta fica quando volta e meia você se descontrola na frente dos alimentos e come tudo o que vê pela frente até passar mal sem ter o controle do que esta sendo ingerido, depois bate aquele sentimento de culpa, de impotência por não conseguir controlar, e isso ocorre pois os compulsivos não se saciam com a quantidade de comida que seria ideal para sentirem-se satisfeitos, sendo assim repetem as refeições. Fica caracterizado a compulão quando esse ato ocorre pelo menos duas vezes por semana durente seis meses.
    Os compulsivos não tem hora para comer, mas é a partir das 16h que aumentam muito os espisódios de compulsão, que podem ser gerados pela baixa da serotonina no organismo. O ataque a geladeira e ao armário são mais frequente no período noturno. Homens e mulheres sofrem com ela, porém as mulheres procuram mais o tratamento do que os homens sendo explicado o fato pela cobrança do corpo magro, sofrendo ainda na questão hormonal principalmente na TPM onde exagera-se no consumos de chocolate e carboidratos em geral. Para tratar a compulsão é importante averiguar se o motivo da compulsão tem a ver com uma alimentação desregrada, como por exemplo algumas pessoas passam mal se tomam o café da manhã, restringem o que comem no decorrer do dia e no final o corpo grita por comida! (entendeu agora o porque que as dietas restritivas não dão certo?) Com a reeducação alimentar a pessoa aprende a comer de forma correta, com porções adequadas e em horários determinados.
    A compulsão ligada a fatores emocionais é necessário terapia ou até mesmoajuda de um psiquiatra, pois nesse processo que o paciente aprende a identificar e a lidar com os fatores emocionais que os levam a comer em excesso.
    Ao contrário de pessoas que sofrem com bulimia, os compulsivos não tentam compensar a alimentação descontrolada com comportamento como jejuar, forçar o vômito ou utilizar laxantes. Eles comem quando não estão com fome e gastam tempo devotados à comida, as pessoas magras também sofrem com a compulsão alimentar mas a maioria dos compulsivos sofrem de obesidade ou sobrepeso.
    
    
    Você se identificou como uma pessoa compulsiva? Abaixo algumas dicas para controlar a compulsão
-Comer a cada 3h de forma fracionada, de preferência seguindo a orientação do nutricionista.
-Organize antecipamente os lanches do meio da manhão e tarde para não comer porcarias que não nutrem o corpo e resultam em fome, e também para não chegar com uma fome de leão na refeição principal (caso não coma nada)
- Nunca vá a uma festa ou encontro com os amigos e família sem ter se alimentado antes, pois desse modo você evita de comer em excesso e comidas pouco nutritivas.
- Faça atividades que aliviam a ansiedade, como yoga, ou que aumentam a sensação de bem estar.
- Tenha em casa alimentos saudáveis, que fiquem a sua vista e que sejam fáceis de preparar.
- Faça atividades físicas, pois alem de queimar calorias ela ajuda no aumento da serotonina.
- Faça um diário alimentar e emocional, desta forma estará atento ao que come e nos motivos que a leva comer fora de hora.
- Procure não utilizar a comida como conforto ou substituto de situações de insatisfação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário