terça-feira, 25 de março de 2014

Além da fome

    Muitas pessoas que querem emagrecer pensam que estão sentindo fome quando na verdade não estão! como assim? É isso mesmo pessoas, na maioria das vezes achamos que estamos super com fome e na verdade não estamos, há uma grande diferença entre fome e outras sensações que se parece com ela, vejamos abaixo:
    - Fome: Você experimenta uma sensação de vazio no estômago que é frequentemente acompanhada por ruídos.
    - Sede: Você experimenta uma sensação de secura na boca o que impele a tomar líquidos.
    - Desejo: Você quer comer algo porque está influenciado por outros estímulos (geralmente ambientais) mesmo que tenha recém comido.
    - Desejo incontrolável: Você sente uma urgência de comer um tipo específico de alimento, acompanhado de tensão.

    Exemplo:
Você encontra um estímulo "Alguém oferece um pedaço de bolo"
Você tem um pensamento "Esse bolo parece gostoso"
Você toma uma decisão "acho que vou comer um pedaço"
Você age Come o bolo
OU você pode ser firme e não se render a um pensamento sabotador

    Esse debate entre pensamentos sabotadores e os funcionais faz você sentir tenso, a tensão é desagradável, muitas vezes aliviamos a tensão comendo, porém antes de comer perceba que você alivia a tensão assim que pega o alimento antes de levá-lo a boca.
    Essa situação de alguem oferecer comida quando estamos em processo emagrecer é trágico, parece que quando decidimos emagrecer essas coisas acontecem, e a pessoa que oferece e você recusa geralmente coloca aquele sorrisinho de deboche no resto e pergunta "está de regime", eu simplesmente odeio essa situação dá vontade de explodir, mas controlando os nossos sentimentos sempre né não o fazemos, nem sempre recusamos algo porque estamos de regime pode ser porque realmente não queremos não estamos com fome ou algo parecido, mas não na cabeça de pessoa que dá esse sorriso de deboche deve pensar gordo só recusa comida quando está tentando emagrecer... Não estou generalizando pessoal mas é o que geralmente acontece nessa sociedade nossa tão preconceituosa e debochante, desculpem pelo desabafo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário